Simpatizantes fazem vigília na frente da casa de Lula
SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Cerca de cem pessoas começaram, por volta das 4h30min desta segunda-feira, uma vigília em frente à casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Bernardo do Campo. A maioria dos manifestantes é sindicalista e foi lá mostrar seu apoio a Lula. O ato foi convocado pelas redes sociais e pode se estender à sede do Instituto Lula mais tarde.
O ex-presidente, nomeado ministro da Casa Civil pela presidente Dilma Rousseff, deveria assumir o cargo na terça-feira. Mas o caso está sendo avaliado pelo Supremo Tribunal Federal.
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo apelaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar das mãos do ministro Gilmar Mendes todas as decisões judiciais que envolvam o petista e para barrar qualquer decisão do juiz Sérgio Moro no processo, até que o plenário do Supremo se manifeste sobre o caso. Nos pedidos, os advogados de Lula e a Advocacia-Geral da União (AGU) sugerem que o relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, assuma o caso do ex-presidente. A petição de Lula argumenta que cabe a Teori, e não a Gilmar, a prerrogativa de examinar processos relacionados à Lava-Jato.