“Sem filhos e cor branca”: loja é acusada de racismo em anúncio de vaga de emprego
Brasil – Uma loja de Caetité, na Bahia, causou revolta ontem nas redes sociais após fazer um anúncio de vaga de emprego exigindo que a candidata fosse branca e que não tivesse filhos.
A loja Sd Presentes disse que a pessoa precisaria ser solteira, sem filhos e se autodeclarasse branca. O estabelecimento também pedia que a candidata fosse ”expressiva, gentil e dócil”, além de ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. O contrato seria de dois anos e o pagamento ‘acima do salário mínimo’.
As exigências foram consideradas misóginas, machistas e racistas pelo Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial. A postagem gerou uma repercussão negativa no Instagram e foi apagado em seguida.
A prefeitura de Caetité pretende entrar como uma ação no Ministério Público contra a empresa. Os Conselhos da Promoção da Igualdade Racial e dos Direitos da Mulher se colocaram à disposição para tomar medidas na Justiça. ”Seremos sempre contrários às práticas discriminatórias, enfileirando-nos em defesa dos direitos constitucionalmente resguardados”, escreveram em nota de repúdio.
* Com informações da Uol