Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Queimadas na Amazônia sobem 154% e batem novo recorde

Compartilhe
Queimadas na Amazônia sobem 154% e batem novo recorde

Brasil – Durante os quatro primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Amazônia enfrentou um recorde alarmante de queimadas, com um aumento de 154% em relação ao mesmo período de 2023. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 8.895 focos de incêndio na floresta de janeiro a abril de 2024, contra 3.381 no ano anterior.

As queimadas na Amazônia se tornaram um ponto de debate político durante a campanha presidencial, com Lula acusando o ex-presidente Jair Bolsonaro de incentivar agricultores a incendiarem a floresta. No entanto, após assumir o cargo, Lula pareceu negligenciar o problema, apesar do recorde de queimadas.

Apesar do discurso de combate ao desmatamento, o orçamento destinado ao combate às queimadas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) sofreu um corte de 24%. O governo tem preferido destacar a redução do desmatamento, enquanto as queimadas devastam a floresta.

Enquanto isso, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, omitiu as queimadas em seus discursos durante eventos internacionais na Europa, focando apenas na redução do desmatamento. O aumento das queimadas representa uma grave ameaça ambiental, mas parece ter sido deixado de lado pelo governo Lula em busca de protagonismo internacional na pauta ambiental.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais