Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Professora de teatro, Maria Sylvia Nunes morre aos 90 anos em Belém

Compartilhe
Professora de teatro, Maria Sylvia Nunes morre aos 90 anos em Belém

Pará –  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lamenta, com profundo pesar, o falecimento de um dos maiores nomes das artes cênicas paraenses, Maria Sylvia Nunes, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (5), em Belém, e decretou três dias de luto oficial no Pará.

Além de docente de Teatro na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi fundadora e diretora do Serviço de Teatro da instituição, atual Escola de Teatro e Dança. Em 2002, ela batizou com seu nome o teatro localizado no complexo turístico Estação das Docas, o Teatro Maria Sylvia Nunes, em reconhecimento ao seu talento para a dramaturgia paraense e pela fundação do Grupo Norte Teatro Escola do Pará, ao lado do filósofo paraense Benedito Nunes (falecido em 2011) com quem foi casada por mais de 60 anos.

A artista ainda colaborou ativamente com sucessivas edições do Festival de Ópera do Theatro da Paz e foi por diversas vezes premiada em festivais de teatro universitário, recebendo homenagens de instituições acadêmicas e governamentais. Sua vida e obra deixam um legado imortal à cultura do Estado e do país. O Governo registra ainda sua solidariedade aos familiares e amigos.

Natural de Belém do Pará, Maria Sylvia atuou como docente da UFPA por 30 anos, onde exercia a função de Presidente do Conselho da Editora da universidade. Em 2019 foi condecorada como Professora Emérita da instituição, título concedido a docentes com importantes contribuições para a universidade, a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão, bem como para aqueles que possuem relevante produção intelectual, científica ou artística.

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais