Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Pix Automático entra em vigor: entenda como funciona a nova forma de pagamento do Banco Central

Compartilhe
Pix Automático entra em vigor: entenda como funciona a nova forma de pagamento do Banco Central

Brasil – A partir desta segunda-feira (13), começa a valer em todo o Brasil o Pix Automático, nova modalidade lançada pelo Banco Central (BC) que promete revolucionar a forma de pagar contas recorrentes, como luz, água, telefone, internet, mensalidades escolares e até seguros.

A ferramenta permite que o usuário autorize apenas uma vez o pagamento automático dessas cobranças, diretamente pelo aplicativo ou internet banking de seu banco. Após a autorização inicial, o sistema realiza os pagamentos de forma recorrente, sem necessidade de novas confirmações.

Como vai funcionar

O funcionamento é simples. O cliente define as regras do pagamento — como valor máximo por cobrança, uso do cheque especial em caso de saldo insuficiente e preferência por receber notificações.
No dia do vencimento, o banco realiza o pagamento automaticamente, dentro dos limites estabelecidos.

De acordo com o Banco Central, o Pix Automático poderá ser utilizado tanto por consumidores quanto por empresas, em cobranças semanais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Serviços que podem ser pagos

A nova funcionalidade abrange uma ampla gama de serviços, como contas de água, luz, gás, internet, academias, escolas e planos de saúde. Empresas também poderão utilizar o recurso para assinaturas e serviços financeiros, como seguros e financiamentos.

Gratuito para pessoas físicas

Assim como o Pix tradicional, o Pix Automático será gratuito para pessoas físicas.
Já empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que desejarem receber pagamentos automáticos precisarão contratar o serviço junto ao banco. O Banco Central exige que o CNPJ tenha pelo menos seis meses de existência, por motivos de segurança.

Segundo o BC, o custo para empresas deve ser inferior ao do débito automático tradicional, o que deve incentivar a adesão do setor privado.

Diferença para o débito automático

A principal diferença entre o Pix Automático e o débito automático está na integração entre instituições financeiras.
Enquanto o débito tradicional exige convênios específicos entre cada empresa e banco, o Pix Automático permite que qualquer empresa cadastrada receba pagamentos automáticos de clientes de qualquer instituição.

Outra vantagem é que o sistema funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, diferente do débito automático, que opera apenas em dias úteis.

Cancelamento e segurança

O cancelamento do Pix Automático pode ser feito a qualquer momento, de forma imediata. No entanto, se houver agendamentos programados para o mesmo dia, eles serão processados normalmente.

Em casos de cobranças indevidas, o ressarcimento será feito por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Se o erro for do banco, o reembolso é obrigatório. Já em casos de fraudes ou golpes, os bancos envolvidos devem avaliar o pedido de devolução conforme as regras do sistema.

Benefícios e impacto financeiro

O Banco Central aposta que o Pix Automático trará mais praticidade e segurança para os consumidores e empresas, além de ajudar a reduzir a inadimplência e ampliar a inclusão financeira no país.

Atualmente, cerca de 60% da população de baixa renda não possui cartão de crédito, mas 65% já utilizam o Pix, segundo o BC.
A automatização dos pagamentos deve facilitar o cumprimento das obrigações financeiras e evitar esquecimentos de prazos.

Pesquisa do Banco Central realizada em 2024 mostrou que 76,4% dos brasileiros utilizam o Pix como meio de pagamento, superando o cartão de crédito (51,6%) e o débito automático (32,8%).

Como ativar o Pix Automático

A ativação poderá ser feita pelo aplicativo ou internet banking do banco do usuário. Também será possível autorizar pagamentos via QR Code ou Pix Copia e Cola no momento da cobrança.

Empresas interessadas devem entrar em contato com o gerente da conta ou procurar presencialmente uma agência bancária para adesão ao serviço.

Nova etapa na modernização do sistema financeiro

Com o lançamento do Pix Automático, o Banco Central dá mais um passo na modernização dos meios de pagamento no Brasil.
A ferramenta reforça o papel do Pix como um dos sistemas financeiros mais inovadores do mundo, consolidando o país na vanguarda da digitalização bancária.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais