Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Novo aeroporto internacional pode mudar o mapa do turismo no Brasil

Compartilhe
Novo aeroporto internacional pode mudar o mapa do turismo no Brasil

Brasil – Uma proposta de construção de um novo hub aeroportuário internacional no Nordeste vem ganhando força e pode transformar o cenário do turismo brasileiro nos próximos anos. A ideia foi apresentada pelo Grupo Turismo Brasileiro durante o Fórum Turismo e Investimentos Brasil 360º, em um vídeo intitulado “Aeroporto América do Sul CAF”.

O projeto prevê a criação de um complexo multimodal, que integraria não apenas um terminal aéreo, mas também rodoviário e marítimo, ampliando a conectividade do Brasil com o mundo. Especialistas defendem que a iniciativa seria estratégica para consolidar o crescimento do turismo e atrair investimentos internacionais.

“O Brasil precisa de mais aeroportos para alcançar seu verdadeiro potencial”, afirmou Óscar Rueda Garcia, diretor de turismo sustentável do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que participou do debate.

Turismo em alta e gargalos de infraestrutura

O anúncio acontece em um momento considerado histórico para o setor turístico no país. De acordo com Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, o Brasil tem condições de dobrar o número de visitantes internacionais para 20 milhões nos próximos cinco anos, desde que invista em infraestrutura adequada.

Hoje, um dos principais desafios é justamente a falta de estrutura em áreas como rodovias, portos e aeroportos. O país ocupa apenas a 98ª posição no ranking de competitividade turística do Fórum Econômico Mundial nesses quesitos, como lembrou Daniel Nepomuceno, assessor especial da ONU Turismo.

Paraíba quer ser sede do novo aeroporto

Na corrida pela implantação do projeto, a Paraíba já se apresentou como candidata. O governador João Azevedo destacou a posição estratégica do estado, localizado no centro do Nordeste e com proximidade logística com Europa, África e Estados Unidos.

“Nós estamos dispostos a sediar esse aeroporto”, disse Azevedo, defendendo a Paraíba como polo central da região.

Para reforçar a candidatura, o governador citou os avanços do Polo Turístico Cabo Branco, megaprojeto em João Pessoa que já atraiu R$ 2,7 bilhões em investimentos privados. O complexo prevê quase 14 mil novos leitos, mais de 20 mil empregos e já conta com nove resorts e três parques temáticos contratados.

Azevedo destacou ainda que o estado oferece segurança jurídica e incentivos fiscais, fatores que, segundo ele, criam um ambiente confiável para grandes investidores.

 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais