Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

MPF pede explicações ao Telegram por ataque ao PL das Fake News

Compartilhe
MPF pede explicações ao Telegram por ataque ao PL das Fake News

Brasil – O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo encaminhou pedido de explicações à plataforma Telegram por disparo de mensagem a todos os usuários atacando o PL das Fake News. O ofício assinado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Adjunto, Yuri Corrêa da Luz , deu o prazo de até 10 dias para que a big tech se manifeste.

O MPF quer que o Telegram explique qual o dispositivo, dos Termos de Uso da plataforma, autorizaria o
impulsionamento, a seus usuários, por meio do canal “Telegram Notifications”, de conteúdos não relacionados a atualizações técnicas e comunicações sobre recursos da aplicação.

O procurador regional pede esclarecimento também sobre os motivos para o disparo da mensagem não apenas
aos que estão inscritos no canal “Telegram Notifications”, se os controladores da plataforma disponibilizam o canal para que terceiros possam enviar comunicações, ou se éum meio exclusivo, que impulsiona, apenas e tão somente, conteúdos de interesse” do aplicativo de troca de mensagens.

Por fim, o MPF solicita os nomes e osendereços eletrônicos dos responsáveis,dentro da empresa, que elaboraram a mensagem e decidiram por seu impulsionamento.

“É imperioso aferir, no âmbito deste Inquérito Civil Público, se os responsáveis pela plataforma Telegram podem estar violando direitos fundamentais à informação, à transparência nas relações de consumo e ao exercício da cidadania de seus usuários”, diz trecho do ofício.

*Com informações do O Antagonista*.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais