Moradores escolhem neste sábado local para construir nova Bento Rodrigues
RIO – Seis meses depois de a barragem de Fundão se romper, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), as famílias que moravam no local participam de uma votação neste sábado para escolher o lugar onde as casas serão reerguidas. De acordo com critérios definidos em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público, vencerá o terreno que obtiver no mínimo 60% dos votos.
A votação acontece no Centro de Convenções de Mariana e vai até as 17h. São os representantes das 226 famílias que moravam em Bento Rodrigues quem vão escolher, por meio de voto, onde serão construídas casas e espaços comuns, como praças, escolas, postos de saúde, templos religiosos e campos de futebol.
Três terrenos foram pré-qualificados para a votação: Lavoura, Carabina e Bicas. Segundo o Acordo assinado com os governos Federal, de Minas Gerais, do Espírito Santo e com outras entidades governamentais, a Samarco tem três anos para reconstruir o distrito.
A escolha dos terrenos para reconstrução de Gesteira e Paracatu de Baixo também está em andamento, já tendo sido definidos os critérios para a definição da área.


