Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ministro Alexandre de Moraes defere nova liminar em favor da Zona Franca de Manaus

Compartilhe
Ministro Alexandre de Moraes defere nova liminar em favor da Zona Franca de Manaus

Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu na tarde desta segunda-feira (8), mais uma liminar favorável, contra o decreto do Ministério da Economia que reduziu o IPI em 35%, da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A medida cautelar de Moraes suspende os efeitos do decreto no. 11.158/2022, publicado no último dia 30/07, e atende a uma petição impetrada no STF pela bancada do Amazonas no Congresso, por meio de ação do partido Solidariedade.

A decisão de Alexandre de Moraes diz: “Acolho os aditamentos e, com fundamento no art. 10, § 3º, da Lei 9.868/1999, e no art. 21, V, do Ristf, concedo a medida cautelar, ad referendum do Plenário desta Suprema Corte, para suspender os efeitos do Decreto 11.158/2022, apenas no tocante à redução das alíquotas em relação aos produtos produzidos pelas indústrias da Zona Franca de Manaus que possuem o Processo Produtivo Básico, conforme conceito extraído do art. 7º, § 8º, b, da Lei 8.387/1991, inclusive quanto ao aos insumos catalogados no código 2106.90.10 Ex01 da TIPI (extratos concentrados ou sabores concentrados). Comunique-se, com urgência, ao Presidente da República, solicitando-lhe informações, no prazo de 10 (dez) dias. Após esse prazo, dê-se vista ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, sucessivamente, no prazo de 5 (cinco) dias, para que cada qual se manifeste de forma definitiva sobre o mérito da presente Ação Direta de Inconstitucionalidade”.

Para o deputado estadual Álvaro Campelo (PV), a decisão é uma vitória que garante a manutenção de milhares de empregos no Amazonas.
“É mais uma vitória do povo amazonense que tem no Polo Industrial de Manaus o seu principal modelo de desenvolvimento com a garantia da manutenção de milhares de empregos.
Entretanto, precisamos estar atentos para eventuais ataques que frequentemente ocorrem”, pontou o parlamentar.

Leia a liminar na íntegra:

Liminar-do-ministro-Alexandre-de-Moraes-para-a-ADI-7153-MC



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais