Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Milhares de brasileiros participam das manifestações neste 7 de setembro; veja vídeo

Compartilhe

Brasil – Neste domingo, 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil, milhares de brasileiros tomaram as ruas de diversas cidades do país em manifestações marcadas por pautas políticas polarizadas, com destaque para a defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e pedidos por liberdade de expressão. Sob o lema “Reaja, Brasil”, os protestos organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreram em cerca de 96 cidades, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, além de atos no exterior.

As manifestações da direita tiveram como principais bandeiras a anistia para os réus do 8 de janeiro e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, acusado pelos manifestantes de “abuso de poder” e “perseguição política”. Em São Paulo, na Avenida Paulista, o ato reuniu milhares de pessoas a partir das 15h, com a presença de figuras como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o pastor Silas Malafaia, um dos principais articuladores do evento. Malafaia, em discurso inflamado, destacou a luta pela “liberdade” e contra o que classificou como “perseguição política vergonhosa”.

No Rio de Janeiro, a orla de Copacabana foi palco de um grande protesto, com faixas contra o STF e gritos de “Fora Xandão!”. O senador Flávio Bolsonaro (PL) e o governador Cláudio Castro marcaram presença, reforçando a pauta da anistia ampla e irrestrita. Em Brasília, cerca de 30 mil pessoas, segundo organizadores, se concentraram no estacionamento da Funarte, próximo à Torre de TV, com a participação de deputados e senadores como Bia Kicis (PL-DF) e Damares Alves.

Os atos pacíficos também exibiram símbolos patrióticos, como bandeiras do Brasil e camisas verde-amarelas, além de bandeiras dos Estados Unidos, em apoio ao presidente Donald Trump, que tem criticado o julgamento de Bolsonaro no STF. Em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, o deputado Nikolas Ferreira anunciou que a mobilização continuará, com novas manifestações planejadas para o futuro, reforçando o “grito de liberdade”.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais