Líderes do CV são transferidos para presídio de segurança máxima; veja a lista
Brasil – Dez integrantes da cúpula do Comando Vermelho (CV) foram transferidos, na noite de terça-feira (28), do Complexo de Gericinó, em Bangu 3, para a Penitenciária de Bangu 1, unidade de segurança máxima do sistema prisional do Rio de Janeiro. A medida é temporária e antecede a transferência dos presos para presídios federais, onde haverá maior controle e isolamento dos detentos.
Entre os transferidos está Marco Antônio Pereira Firmino, conhecido como My Thor, apontado como um dos principais líderes da facção. Segundo as autoridades, ele é investigado por continuar a comandar ações criminosas e ordenar ataques a partir da prisão.
A operação foi realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com apoio de forças de segurança, sob coordenação do governo do Rio e com autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com informações oficiais, os dez presos são considerados os principais articuladores de ataques e represálias após operações policiais nos complexos do Alemão e da Penha, que resultaram em confrontos e bloqueios de ruas por traficantes.
O objetivo da transferência é quebrar a comunicação entre os chefes do tráfico e os criminosos em liberdade, além de reduzir a influência das facções dentro do sistema prisional fluminense.
Após o período de permanência em Bangu 1, os detentos devem ser levados a presídios federais de segurança máxima em outros estados, em regime de isolamento total.
O governo estadual afirmou, em nota, que as transferências fazem parte de uma estratégia permanente de combate ao crime organizado e que novas ações semelhantes podem ocorrer nas próximas semanas.
Veja lista completa
- Wagner Teixeira Carlos (Waguinho de Cabo Frio)
- Rian Maurício Tavares Mota (Da Marinha)
- Roberto de Souza Brito (Irmão Metralha)
- Arnaldo da Silva Dias (Naldinho)
- Alexander de Jesus Carlos (Choque / Coroa)
- Leonardo Farinazzo Pampuri (Léo Barrão)
- Marco Antônio Pereira Firmino (My Thor)
- Fabrício de Melo de Jesus (Bichinho)
- Carlos Vinícius Lirio da Silva (Cabeça do Sabão)
- Eliezer Miranda Joaquim (Criam)



