Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Justiça retira BRB de bloqueio bilionário da Operação Compliance Zero

Compartilhe
Justiça retira BRB de bloqueio bilionário da Operação Compliance Zero

Brasil – A 10ª Vara Federal de Brasília retificou, na noite de terça-feira (18/11), a decisão que havia incluído o Banco de Brasília (BRB) no bloqueio de bens de até R$ 12,2 bilhões no âmbito da Operação Compliance Zero. Após o cumprimento dos mandados, a Justiça revisou o entendimento e excluiu o BRB das medidas de constrição patrimonial, afirmando que a eventual responsabilidade de dirigentes não se confunde com a da instituição financeira.

Em nota, o BRB confirmou que não há bloqueio de bens ou valores do banco, reforçando que as medidas atingem apenas pessoas físicas investigadas e outras instituições citadas no processo.

Permanece válido o bloqueio para nomes ligados ao Banco Master e demais investigados, incluindo Daniel Vorcaro, Augusto Lima, diretores e empresas como Tirreno Consultoria e Cartos Fintech. O juiz também autorizou o bloqueio de bens em nome de filhos menores dos investigados. No BRB, o presidente Paulo Henrique Costa e o diretor financeiro Dario Oswaldo foram afastados por 60 dias, e o governador Ibaneis Rocha já indicou Celso Eloi, da Caixa Econômica Federal, para assumir o comando.

A operação apura um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos. Segundo a investigação, o Banco Master teria adquirido carteiras de crédito sem pagar por elas e posteriormente revendido ao BRB, resultando em operações que somaram R$ 12 bilhões em apenas dois meses.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais