Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Janot diz que Cunha era ‘um dos líderes’ de célula criminosa em Furnas

Compartilhe

BRASÍLIA — O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou no pedido de abertura de novo inquérito contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que o peemedebista é um dos líderes de célula criminosa em Furnas, segundo o site G1. O pedido foi feito com base na delação do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), um dos delatores da Operação Lava-Jato.

“Pode-se afirmar que a investigação cuja instauração ora se requer tem como objetivo preponderante obter provas relacionadas a uma das células que integra uma grande organização criminosa – especificamente no que toca a possíveis ilícitos praticados no âmbito da empresa Furnas. Essa célula tem como um dos seus líderes o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro”, diz Janot no pedido.

Nesta terça-feira, deputados de vários partidos vão se reunir com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e entregarão um documento com quinze razões favoráveis ao afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Assinam esse documento o PSOL, PT, Rede, PCdoB, PDT e PPS. “Sua manutenção como presidente da Casa e no exercicio do mandato impede que o interesse público predomine nos trabalhos do Parlamento, já que ele exerce grande influência sobre um grupo de deputados” – afirmou a liderança do PSOL, em nota.

A Rede também protocolou, nesta terça, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no STF pedindo o imediato afastamento de Cunha da persidência, “tendo em vista que um réu de ação criminal não pode estar na linha sucessória da Presidência da República”.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais