Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Interlocutores de Temer discutem com Serra cargo de chanceler

Compartilhe

BRASÍLIA — Com a resistência do senador José Serra (PSDB-SP) em aceitar assumir o Ministério da Educação, o vice-presidente Michel Temer negocia com o PSDB para que o senador comande o Ministério das Relações Exteriores (MRE) . Como chanceler, em um eventual governo de transição, Serra poderia usar sua formação na área econômica para reestruturar o Departamento de Comércio Exterior , hoje vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e que seria incorporado ao Itamaraty.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é uma das pastas que, no novo desenho do Ministério Temer, deverá ser extinto. A missão de Serra será retomar parcerias comerciais importantes que ficaram paralisadas durante os 13 anos do governo do PT.

Serra trabalhava com a possibilidade de ser nomeado chefe da equipe econômica, como ministro da Fazenda, mas o cargo deverá ser ocupado pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Mas se Serra aceitar ser o chanceler de Temer, isso será discutido com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), que passou o dia em São Paulo em reuniões com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

— Esse arranjo, Serra aceita — disse um dirigente tucano, explicando que não era exatamente o que Serra queria, mas que a alternativa lhe agrada.

Ontem Temer estava acertando um desenho para que Serra fosse para a Educação, e o senador chegou a se reunir com representantes do setor. Mas hoje o convite teria evoluído para que ele fosse para o Itamaraty. As conversas preliminares estão sendo feitas entre Moreira Franco e Serra.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais