Ibama autoriza Petrobras a explorar petróleo na Foz do Amazonas
Brasil – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a Petrobras a iniciar a perfuração de poços na Foz do Amazonas, no litoral do Amapá. A região faz parte da chamada Margem Equatorial, considerada a nova fronteira da exploração de petróleo no Brasil.
A aprovação veio após a estatal concluir a Avaliação Pré-Operacional (APO), última etapa do processo de licenciamento ambiental. O simulado, realizado no fim de agosto, testou os planos de emergência e de proteção à fauna elaborados pela Petrobras para situações de acidentes.
No parecer técnico, os avaliadores recomendaram a aprovação, destacando que a companhia apresentou uma estrutura robusta para atuar em caso de incidentes. No entanto, o documento também apontou ajustes que devem ser incorporados pela petroleira para aumentar a eficiência da resposta a possíveis vazamentos.
“Levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada, marcada por desafios logísticos relevantes, considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-59 aprovada”, diz o parecer.
A exploração da Margem Equatorial é vista como estratégica pelo governo e pela Petrobras, mas enfrenta resistência de organizações ambientais, que alertam para os riscos à biodiversidade da região amazônica.