Hapvida triplica número de laudos de exames de imagem e reduz em 50% o tempo médio para a emissão dos diagnósticos
Brasil – A Hapvida triplicou a produtividade da realização de diagnóstico por imagem com apoio da healthtech Pixeon. O número de exames realizados por operador subiu de 16 para até 48 por dia, enquanto o tempo médio para a emissão de laudos foi reduzido em 50%. A companhia entrega resultados eletivos com um dia de antecedência em relação ao benchmark de mercado. Além disso, a economia com impressão de imagens chegou a 80%, promovendo ganhos em eficiência, sustentabilidade e agilidade assistencial.
O crescimento no número de diagnósticos e a redução do tempo médio de emissão dos laudos ocorreram a partir de 2024, devido a um sistema de fila de trabalho eficiente, integrado nacionalmente, e a um visualizador de imagens eficaz, leve e moderno.
“Essa é a maior operação diagnóstica centralizada da América Latina. A parceria nos permite desenvolver soluções robustas, ajustadas à realidade de uma rede extremamente complexa, e avançar em um conceito de diagnóstico que amplia a qualidade, a velocidade e a segurança dos resultados”, destaca Iomani Engelmann, co-CEO da Pixeon.
Com mais de 16 milhões de beneficiários e cerca de 800 unidades de saúde em atividade, a Hapvida realiza anualmente mais de 17 milhões de exames radiológicos, consolidando a maior operação diagnóstica centralizada da América Latina. O ecossistema de alta performance é suportado por tecnologias da Pixeon, que permitem a atuação remota de mais de 580 radiologistas via Central de Laudos na nuvem. O visualizador diagnóstico Pixeon Arya suporta mais de 4 mil acessos simultâneos, enquanto o portal de imagens, voltado para equipes clínicas e pacientes, registra picos de 20 mil acessos diários.
“A transformação tecnológica que a Hapvida promove em diagnósticos por imagem tem um impacto direto e muito positivo para nossos clientes, que passam a receber seus resultados com maior rapidez e precisão, elevando a qualidade do cuidado”, afirma Cidéria Barbosa da Costa, diretora-executiva de Medicina Diagnóstica da Hapvida.
De acordo com Bruno Jucá, diretor médico nacional do Diagnóstico por Imagem da companhia, essa evolução representa um avanço nas condições de trabalho da equipe médica e técnica. “Com processos mais ágeis e eficientes, nossos profissionais conseguem se dedicar com mais foco e menos desgaste, promovendo um ambiente mais saudável e colaborativo, o que certamente se reflete na excelência do atendimento”, avalia Jucá.
A parceria entre Hapvida e Pixeon, iniciada há mais de 15 anos, evoluiu para um modelo de cocriação. Soluções são desenvolvidas em conjunto com especialistas clínicos da operadora para atender à complexidade crescente da rede. O próximo passo é a adoção de inteligência artificial para apoiar laudos de exames de crânio, tórax e abdome, aumentando a precisão diagnóstica e reduzindo o tempo de análise.



