Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Forças Armadas iniciam alistamento de 2026 com vagas para mulheres

Compartilhe
Forças Armadas iniciam alistamento de 2026 com vagas para mulheres

Brasil – Começou nesta quinta-feira (1º), em todo o Brasil, o alistamento militar para o ano de 2026. O processo é obrigatório por lei para homens que completam 18 anos em 2026 e, pelo segundo ano consecutivo, também está aberto a mulheres que desejam se alistar de forma voluntária.

A inscrição pode ser feita pela internet, por meio do site oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente, a partir desta sexta-feira (2), na junta de serviço militar mais próxima. O prazo para se alistar segue até 30 de junho.

Após o encerramento das inscrições, as Forças Armadas iniciam, no segundo semestre, as etapas de seleção, designação e incorporação ou matrícula. Os candidatos aprovados começam a servir em 2027, com tempo inicial de um ano, podendo haver prorrogação anual por até oito anos, conforme critérios das corporações.

Mulheres têm mais de 1,4 mil vagas em 2026

Para o alistamento feminino, que é voluntário, as Forças Armadas disponibilizaram mais de 1,4 mil vagas em 2026. A distribuição é a seguinte:

  • 1.000 vagas no Exército
  • 300 vagas na Aeronáutica
  • 157 vagas na Marinha

As oportunidades estão espalhadas por 145 municípios, em 21 estados, além do Distrito Federal. Em 2025, o interesse foi elevado: cerca de 33 mil mulheres se candidataram para 1.465 vagas, número que reforçou a ampliação da participação feminina nas Forças Armadas.

O alistamento é a porta de entrada para o serviço militar e também garante ao cidadão a regularização de documentos exigidos em diversas situações, como emissão de passaporte, matrícula em instituições públicas e posse em cargos públicos.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais