Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Em reunião com senadores, Lula não se compromete com proposta de novas eleições

Compartilhe

BRASÍLIA —O grupo de senadores que defende eleição direta em outubro se reuniu na manhã desta quarta-feira com o ex-presidente Lula para pedir apoio à proposta. Segundo participantes do encontro, Lula não quis se comprometer com a proposta dos senadores, que defendem que o impeachment não resolverá o problema da crise política e econômica do país. Lula disse que iria “refletir” sobre a proposta, mas não pareceu animado.

Além disso, Lula voltou a dizer que o impeachment é “golpe” e que os senadores deveriam rejeitar o afastamento da presidente Dilma Rousseff. O grupo ainda se reuniu com Marina Silva, da Rede. Os senadores apresentaram uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) instituindo para 2 de outubro a data para a eleição presidencial.

O café da manhã ocorreu com o ex-presidente Lula na residência da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

— Lula ouviu muito a posição sobre as eleições e pode se pronunciar depois — disse a senadora Lídice da Mata.

— Ele não disse nem que sim nem que não à nossa proposta. Mas fomos lá para pedir o apoio dele, não para ouvir o discurso do PT de que é golpe — acrescentou o senador João Capiberibe (PSB-AP).

Lula foi informado pelos senadores de que a aprovação da abertura do impeachment e do afastamento de Dilma é “inevitável” no Senado. Ao saber do cenário desfavorável, Lula disse que irá “lutar até o fim”. Rouco, o ex-presidente fundamentou a posição de que o aconteceu no Brasil é algo de uma “brutalidade muito grande”.

Participaram do café da manhã, senadores a favor e contra o impeachment: Lídice da Mata, João Capiberibe, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Wellington Fagundes (PR-MT) e Jorge Viana (PT-AC).

Em seguida, o grupo se reuniu com a ex-senadora Marina Silva, da Rede.

Segundo Lídice, Marina não abre mão de apostar numa decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto.

— Mas o que nos une é a questão de novas eleições — disse Lídice da Mata.

O grupo ainda se reunirá com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), nesta tarde.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais