Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Em jantar com PDT, Dilma sinaliza vetar projeto que enfraquece Petrobras

Compartilhe

BRASÍLIA – Em jantar com a bancada do PDT nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) sinalizou aos presentes que, se tiver ambiente político favorável, vai vetar o projeto aprovado no Senado na semana passada que enfraquece a participação da Petrobras na exploração do pré-sal.

No dia da votação, que ocorreu na última quarta-feira, o PT se posicionou contra a aprovação do texto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) e que revoga a obrigatoriedade da participação da estatal na exploração de petróleo na camada do pré-sal. O governo, que inicialmente seguiu a mesma posição, aderiu à mudança na reta final da discussão sobre o projeto. A mudança de posição do governo irritou o PT e aprofundou a crise entre os dois.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a dizer que a aprovação do texto é um “retrocesso”, e na reunião do diretório nacional do partido, na última sexta-feira, a legenda lançou uma nota “em defesa da Petrobras” e contra o projeto “entreguista” de Serra. O texto aprovado no Senado ainda seguirá para a Câmara e para a apreciação de Dilma.

No jantar, a presidente disse considerar o texto aprovado no Senado “muito ruim”, mas disse que o projeto da Câmara, proposto pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PB), é “péssimo”. A proposta da Câmara prevê que a exploração e produção de petróleo na área do pré-sal seja feita pela União sob regime de concessão, que era utilizado no país até 2010. Naquele ano, foi criado um novo marco legal de exploração, que determinou que a exploração poderia ser feita também pelo modelo de partilha e de cessão onerosa de produção.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais