Dirceu fará exames em hospital de Curitiba no próximo dia 18
SÃO PAULO — O ex-ministro José Dirceu deixará a prisão para se internar no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, no próximo dia 18, onde ficará até o dia seguinte para realizar exames médicos. O juiz Sérgio Moro determinou, nesta quarta-feira, que haja escolta durante todo o período de internação e que ele só poderá ser visitado por familiares e pelo advogado, conforme regras da Polícia Federal.
O juiz já havia autorizado a realização de exames e recomendou que fossem feitos todos numa única data, diante da dificuldade de a Polícia Federal realizar escoltas constantes.
Os advogados de Dirceu pediram autorização para que o ex-ministro deixasse a prisão para ser submetido a exames. Argumentaram que ele apresenta cefaleia, hipertensão arterial de difícil controle, hipercolesterolemia e distúrbio de ansiedade. Juntou aos autos relatório médico prescrevendo internação de Dirceu para controle de pressão e realização de exames laboratoriais e de imagem em caráter de urgência.
Dirceu está preso desde agosto de 2015, quando foi detido na 17 ª fase da Operação Lava-Jato.
A participação do ex-ministro no esquema de propinas da Petrobras foi delatada pelo operador Milton Pascowitch. Ele afirmou ter pago reformas de imóveis e despesas de Dirceu como forma de repassar propina da empreiteira Engevix. No total, ele teria recebido R$ 11 milhões em propina.
Pascowitch disse que recebia pedidos frequentes para fretar aviões feitos pelo escritório do ex-ministro, a JD Consultoria. Os recursos seriam originários também das empresas Hope e Personal Servic, fornecedoras da Petrobras.