Dilma fará discurso defendendo seu governo na ONU
BRASÍLIA – Na viagem à sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), a presidente Dilma Rousseff fará um discurso de cinco minutos, no qual vai apresentar seu governo como um governo que ajuda a solucionar os problemas no mundo. No caso, o Brasil teve protagonismo no entendimento que resultou no acordo climático que será assinado na ocasião. Dilma pode aproveitar sua fala, no púlpito da ONU, na próxima sexta-feira, para fazer a defesa de seu mandato, encampando o discurso de que há um “golpe” em curso.
Um auxiliar da presidente conta que ela ainda está preparando suas palavras e que é difícil prever se ela incluirá esse tema no discurso. Mas pondera que, como a plenária tratará de um tema muito técnico, como o aquecimento global e emissões de carbono, falar de golpe causaria estranhamento entre os colegas.
Todos os chefes de Estado presentes à cerimônia têm a prerrogativa de fazer um discurso de cinco minutos. Dilma decidiu ontem que irá ao evento, deixando a presidência do Brasil nas mãos do vice Michel Temer, na sexta-feira.