Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Deputados ‘olheiros’ da oposição vão acompanhar Dilma em NY

Compartilhe

NOVA YORK – Em uma viagem idealizada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Luiz Lauro (PSB-SP), da oposição, foram a Nova York acompanhar o discurso da presidente Dilma Rousseff na assinatura do acordo climático da ONU. Enquanto isso, a Mesa da Câmara aponta restrições orçamentárias como motivo para não comprar passagens para Fernando Baiano depor ao Conselho de Ética — o doleiro e lobista é acusado de intermediar pagamento de propina a Eduardo Cunha.

Os deputados disseram ter sido escolhidos para a viagem diretamente por Cunha, no caso de Aleluia, ou pela liderança do partido, no caso do deputado paulista. Ao ser indagado sobre o entrave à ida de Baiano à Câmara, Lauro criticou a própria viagem:

— Acho estranho. É o mesmo orçamento. Se tem o recurso para enviar os parlamentares (aos EUA), e o depoimento do Baiano é importante, há uma discrepância.

Os parlamentares afirmaram que foram chamados por veículos internacionais, como o “New York Times” e a CNN, no protesto pró-impeachment diante da ONU, para responderem como contraponto ao discurso da presidente. Aleluia afirmou que a presença de ambos “teve influência na decisão sensata da presidente de não atacar as instituições brasileiras”.

— Foi um trabalho de inibição para que a presidente não ficasse só com a versão dela — afirmou Aleluia, ressaltando que, pela idade, viajou em classe executiva: — Se não fosse de executiva, não viria.

No Brasil, a Câmara emitiu nota após o discurso de Dilma, em português e inglês, dirigida à imprensa internacional: “A tese de ‘golpe’ e de que não há ‘crime de responsabilidade’ não prospera.”


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais