Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Cunha recorre de decisão do STF que manda abrir impeachment contra Temer

Compartilhe
Cunha recorre de decisão do STF que manda abrir impeachment contra Temer

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do ministro Marco Aurélio Mello que determinou a ele a abertura de processo de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer. Segundo Cunha, a decisão de abrir ou arquivar esse tipo de processo é exclusiva do presidente da Câmara, sem a possibilidade de intervenção do Judiciário. O recurso será analisado pelo plenário do tribunal. Ainda não há data prevista para este julgamento.

“Para o bem da República, e para preservar as instituições e a independência dos Poderes, o Poder Judiciário deve se ater principalmente a aspectos jurídicos, como se o processo não tivesse capa nem nome, e não sob a ótica política”, diz o documento, que leva a assinatura do advogado da Câmara Renato Oliveira Ramos.

Ainda segundo o recurso, o vice-presidente não pode responder por processo de impedimento porque ele “assume a presidência apenas para dar seguimento à orientação pré-estabelecida pelo presidente em relação a todas as matérias e políticas governamentais, não lhe assistindo a possibilidade de inovar ou alterar o curso e/ou o conteúdo do projeto já estabelecido”.

Ontem, Celso de Mello, também do STF, negou um recurso contra o arquivamento de outro processo de impeachment contra Temer na Câmara. Ele argumentou que a questão é “interna corporis” – ou seja, só poderia ser decidida pela Câmara, sem a intervenção do Judiciário. A controvérsia será solucionada no julgamento de plenário.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais