Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Caiado diz que DEM vai à Justiça se Lula for nomeado ministro

Compartilhe

BRASÍLIA – A oposição do Senado reagiu ao fato de o ex-presidente Lula ser ministro do governo Dilma Rousseff. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que, se a nomeação se confirmar, o partido entrará com ações populares em vários estados do país para anular a nomeação. Para Caiado e outros senadores da oposição, a nomeação de Lula seria para garantir a ele um foro privilegiado, como ministro, diante das investigações da operação Lava-Jato.

— Nomear Lula seria uma ação ilícita, espúria. A presidente que dizia que jamais interferiu e nem interferiria na Polícia Federal e no Ministério Público. Se isso se confirmar, vamos entrar com uma ação popular em todos os estados para exigirmos a nulidade deste fato. Diz-se que rico, quando rouba, vai para o ministério. Ele (Lula) seria réu confesso — disse Caiado.

O governo espera por uma resposta do ex-presidente, mas Lula tem se mostrado resistente à ideia apresentada pelos ministros petistas, com a concordância da presidente Dilma Rousseff. A nomeação de Lula para o cargo é vista pelos petistas como alternativa para ampliar a governabilidade de Dilma. Por outro lado, pesa a interpretação de que se trata de uma manobra para o ex-presidente evitar Sérgio Moro, por meio do foro privilegiado.

Caiado acredita que a movimentação do governo federal sob influência se configura como uma tentativa de driblar a Justiça.

— Ficou claro que o objeto único é esconder o ex-presidente Lula de toda a operação Lava-Jato. O que estamos assistindo é inaceitável. O Brasil não é um sindicato do ABC — acrescentou Caiado.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que seria “preocupante” se a especulação sobre a nomeação de Lula se confirmasse.

— Nenhum homem público, seja ele o Lula, o João ou a Maria, está acima da lei ou é isento de dar respostas às quaisquer questões que lhe sejam imputadas. Se isso realmente se consagrar e o presidente assumir o ministério, acho preocupante no que diz respeito às investigações — disse Aécio.

Para o tucano, faltam respostas do governo sobre isso.

— Acho que falta ainda por parte do governo e do ex-presidente respostas. A sociedade brasileira está carente da verdade — disse Aécio, afirmando que já se falou sobre isso em outras ocasiões.

Ex-ministro da Justiça, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) também criticou uma possível nomeação de Lula.

— Há uma deterioração dos rumos do PT. Lula assumir ministério seria com o propósito explícito de que ficaria subtraído da temível jurisdição do juiz (Sérgio) Moro. Seria um desvio — disse Aloysio.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que seria “inimaginável” um ex-presidente da República se tornar ministro.

— É inimaginável. Não sei como a justiça interpretaria esse fato. Parece muito estranho que um ex-presidente possa ir para uma posição subalterna como um ministro de Estado — disse Cássio Cunha Lima, afirmando se tratar apenas de especulação.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais