Brasil enfrenta ciclone com rajadas de vento e temporais neste domingo, Dia das Crianças
Brasil – Um ciclone extratropical deve impactar o centro-sul do Brasil a partir do domingo (12), Dia das Crianças, provocando rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h, de acordo com a Nottus Meteorologia.
O fenômeno, associado à formação de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão, deve causar ventania inicialmente no Rio Grande do Sul, espalhando-se pelos demais estados da Região Sul e em São Paulo a partir de segunda-feira (13).
Além dos ventos fortes, há previsão de chuva intensa no Mato Grosso do Sul e em São Paulo já a partir de domingo, com risco de temporais isolados e queda de granizo em algumas regiões.
As rajadas de vento devem variar entre 50 e 70 km/h, podendo atingir picos superiores a 80 km/h em áreas isoladas.
Uma nova frente fria avançará pelo Sul do país na quarta-feira (15), provocando temporais até sexta-feira (17), enquanto na Região Sudeste o tempo deve se estabilizar e as temperaturas aumentarem levemente.
Entre sexta-feira e sábado (18), a frente fria deve avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste, mantendo alerta para chuva em diversas localidades.
No Norte do país, pela primeira vez neste período, a formação do corredor de umidade deve provocar precipitações na região.
Meteorologistas recomendam atenção aos avisos e cuidados redobrados com ventos fortes, alagamentos e eventuais danos a estruturas frágeis.