Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Atuação e impacto: conheça a Virada Feminina, movimento social que empodera mulheres

Compartilhe

Brasil – A Virada Feminina é um movimento social apartidário e plural que atua em todo o Brasil com o objetivo de promover a valorização da mulher e ampliar sua participação ativa nos espaços de poder e decisão, em diversas áreas da sociedade. Criada em 2016, a iniciativa reúne lideranças femininas de diferentes segmentos — política, empreendedorismo, cultura, educação, saúde e direitos humanos — para desenvolver projetos que contribuam com o empoderamento feminino e o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres.

Eixos de atuação

A Virada Feminina organiza sua atuação em eixos temáticos que incluem:
• Defesa dos direitos das mulheres: combate à violência, promoção de direitos civis e acesso à justiça;
• Saúde integral da mulher: campanhas de prevenção e acesso a serviços básicos;
• Educação e capacitação: programas de formação, inclusão digital e liderança;
• Empreendedorismo feminino: estímulo à autonomia financeira por meio de capacitação e redes de apoio;
• Participação política: incentivo à presença de mulheres em cargos eletivos e de liderança.

Articulação e alcance

Além da atuação em rede com organizações da sociedade civil e instituições públicas, a Virada Feminina articula políticas em nível nacional, estadual e municipal. O movimento também tem sido responsável por importantes debates em parceria com parlamentares e órgãos como o Ministério da Mulher e secretarias estaduais e municipais de políticas para mulheres.

Por meio de fóruns, eventos, caravanas e projetos especiais, a Virada já impactou milhares de mulheres em todas as regiões do Brasil. Também mantém canais ativos de acolhimento e escuta, contribuindo para dar visibilidade a demandas sociais e individuais, muitas vezes invisibilizadas.

Uma rede em construção contínua

A força da Virada Feminina está no trabalho em rede e no protagonismo de mulheres líderes que atuam em suas comunidades e territórios. O movimento segue crescendo com novas frentes em estados e municípios e se consolidando como uma das principais plataformas de articulação feminina no país, voltada à transformação social e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais