Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

‘As condições de governabilidade se exauriram’, diz senador Romero Jucá

Compartilhe

BRASÍLIA — Ex-líder dos governos Dilma e Lula, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi o responsável por conduzir a reunião que aprovou, em minutos, o desembarque do seu partido do governo. Jucá é conhecido por ser rápido na condução das sessões do Senado, sendo chamado por alguns de “ligeirinho”. Ontem, Jucá almoçou tranquilamente no restaurante do Senado e avisou que o encontro seria rápido. Depois, destacou que o rompimento acontece porque “a aliança se rompeu e as condições de governabilidade se exauriram”. Jucá foi se afastando do PT desde 2012, ano em que Dilma o destituiu do cargo de líder do governo no Senado. Como reação, Jucá foi nomeado pelo PMDB relator do Orçamento da União de 2013 e foi relator do Orçamento de 2015.

Quais as razões do afastamento do governo?

O afastamento é porque a aliança se rompeu, as condições de governabilidade se exauriram, o Brasil é maior do que qualquer governo, que qualquer entendimento político. E quem representa a população, quem é político, quem é partido, tem que representar a vontade do povo brasileiro. E a vontade do povo está expressa nos movimentos e em todas as manifestações. O partido que não entender isso ficará de costas para a sociedade e vai pagar um alto preço. Impeachment é uma outra questão que vamos tratar no momento apropriado.

Foi um desembarque histórico para o partido?

Não é desembarque, porque uma parte até não estava embarcada. Diria que é um posicionamento histórico do PMDB, que volta às suas origens e reencontra a sua tradição. É importante que o PMDB se posicione da forma vigorosa e da forma forte e corajosa como se posicionou hoje. Queremos mudar o Brasil, não pode continuar do jeito que está.

O senhor levou três minutos para aprovar a moção. Não foi muito rápido?

Não. Foi uma aprovação que representava a unanimidade, a grande vontade da maioria. Aprovamos com eficiência, precisão, aquela decisão que já tinha sido externada por muitos.

O senhor disse que ninguém deve ter cargos em nome do PT. O que isso significa a partir de agora?

Tomada essa decisão, o PMDB sai da base do governo da presidente Dilma e deixa de ocupar cargos no governo. Isso faz com que cada um pense na sua situação. Emblematicamente, temos ministros e órgãos importantes. E espero que todos atuem em sintonia com o partido. Se houver alguma discrepância, será tratada individualmente.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais