Após onda de violência, Força Nacional reforça segurança em São Luís
SÃO LUÍS – A Força Nacional de Segurança Pública já está em São Luís para reforçar o policiamento nas ruas da capital, onde já foram registrados 16 ataques a ônibus. O Ministério da Justiça atendeu ao pedido do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão divulgou na manhã desta quarta-feira que os agentes atuarão em pontos fixos, permitindo que policiais militares, que atuavam nesse tipo de patrulhamento, sejam liberados para ações conjuntas com a Polícia Civil.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, 30 suspeitos foram identificados e presos por participação direta nos ataques, e mais de 60 foram flagrados em outras situações criminosas. Segundo as investigações, as ordens para os ataques partiram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ao menos dez presos suspeitos de darem as ordens já foram identificados e já estão em isolamento. Não está descartada a transferência para presídios de outros estados.
De acordo com o porta de notícias “G1”, o efetivo da tropa federal fez o deslocamento na terça-feira até a capital maranhense em 20 viaturas, um micro-ônibus e um ônibus. Os agentes ficarão alojados em três locais diferentes, entre eles o Complexo Esportivo do Estádio Castelão.
O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão chegou a recolher no último sábado todos os ônibus para evitar que mais veículos fossem danificados. O transporte público na cidade só foi regularizado na segunda-feira. O comércio em alguns bairros também fechou após a divulgação de ameaças de traficantes.


