Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Acidente fatal com piloto automático da Tesla será investigado nos EUA

Compartilhe

SÃO FRANCISCO, WASHINGTON e MICHIGAN – Autoridades reguladoras americanas estão investigando um acidente fatal envolvendo um carro da Tesla que estava sendo dirigido no piloto automático, pondo em xeque uma tecnologia fundamental na qual a fabricante de veículos elétricos tem apostado para o futuro de automóveis autônomos.

A batida envolveu um homem de 40 anos de Ohio que morreu quando seu Model S se dirigiu oara baixo do trailer de um grande caminhão em uma autoestrada perto de Williston, Flórida, de acordo com um comunicado da patrulha responsável pela via.

Os detalhes do acidente provavelmente irão incendiar mais o debate sobre se os carros autônomos estão prontos para o mundo real. O piloto automático da Tesla não “enxergou” a lateral branca do trailer contra um céu fortemente iluminado, então os freios não foram acionados, disse a montadora, que reportou o caso em 7 de maio à NHTSA, a agência americana de segurança de tráfego.

Em seu comunicado, a NHTSA disse ter enviado uma equipe de investigação de acidentes especial para o local, um passo que a agência reserva para acidentes que representam áreas de interesse. O órgão disse que vai examinar o design e performance dos sistemas de direção autônoma em uso no momento da colisão.

Em um post em seu blog, a Tesla afirmou que o acidente na Flórida é a primeira fatalidade conhecida em mais de 209 mil quilômetros percorridos com esse método de condução.

Se o sistema não tiver reconhecido o trailer, então a Tesla terá de fazer um recall de seus veículos para consertar a falha, disse Clarence Ditlow, diretora-executiva do Centro para Segurança Automotiva. Segundo Clarence, o sistema de piloto automático precisa ser capaz de reconhecer todas as condições de estradas possíveis.

— Quando você põe um piloto automático em um veículo, você está dizendo às pessoas para confiarem no sistema, mesmo que haja um alerta “advocatício” avisando para manter suas mãos no volante — afirmou Clarence.

Em seu blog, a Tesla diz que requer conhecimento específico do dono do veículo de que o piloto automático “é uma tecnologia nova e ainda em fase beta pública” antes de habilitar o sistema.

Nenhuma outra montadora vende tecnologia não comprovada a seus clientes, disse Eric Noble, presidente da consultoria CarLab.

“O que nós sabemos é que o veículo estava em uma autoestrada compartilhada com o piloto automático habilitado quando o caminhão atravessou a estrada perpendicularmente ao Model S”, diz a empresa no blog. “Nem o piloto automático nem o motorista notaram a lateral branca do trailer contra um céu muito iluminado, então o freio não foi acionado. A elevada altura do trailer combinada com sua posição atravessando a estrada e as circunstâncias extremamente raras do impacto fizeram com que o Model S passasse sob o trailer, com a parte inferior do trailer impactando o para-brisa do Model S”.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais