Brasil pode ganhar mais voos diretos para a Flórida; veja as cidades na disputa
Mundo – Tradicional porta de entrada de brasileiros nos Estados Unidos, Miami, na Flórida, pode ganhar novos voos diretos a partir do Brasil em breve. A administração do Aeroporto Internacional de Miami confirmou que pretende ampliar a malha aérea com ligações diretas de Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte.
Das três cidades citadas, apenas Fortaleza mantém atualmente uma rota para Miami — que, no entanto, será descontinuada pela Latam em outubro.
“O Brasil é nosso mercado mais importante na América do Sul”, destacou Emir Pineda, gerente de Trade & Logistics da divisão de marketing do aeroporto, ao portal Mercado & Eventos. Segundo ele, as negociações envolvem companhias como American Airlines, Latam, Gol e Azul e também incluem o reforço das frequências já existentes a partir de São Paulo e Rio de Janeiro.
O movimento faz parte de uma estratégia de expansão do terminal, que soma US$ 9 bilhões em investimentos em infraestrutura e projeta receber mais de 70 milhões de passageiros por ano até 2040.
Situação atual dos voos Brasil – Miami
Atualmente, o Brasil conta com ligações diretas para Miami a partir de cinco cidades:
São Paulo (Guarulhos): voos diários com Latam, American e Delta;
Rio de Janeiro (Galeão): um voo diário da American;
Brasília: uma frequência diária operada pela Gol;
Belém: duas ligações semanais também pela Gol;
Fortaleza: voos da Latam (que serão cortados em outubro) e operações sazonais da Gol.
A Azul, por sua vez, mantém operações para a região de Miami, mas com foco em Fort Lauderdale, aeroporto vizinho ao de Miami.
Desafios para Curitiba
Entre as cidades que podem ganhar conexão, Curitiba enfrenta entraves técnicos. A pista do Aeroporto Afonso Pena tem 2.218 metros, o que limita operações de aeronaves de grande porte para longas distâncias. A solução está prevista para 2026, com a entrega de uma nova pista de 3.000 metros, abrindo caminho para voos de longo alcance.


