Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Profissionais do SUS são capacitados em vigilância em saúde do trabalhador

Compartilhe
Profissionais do SUS são capacitados em vigilância em saúde do trabalhador

Manaus – Com o objetivo de fortalecer o trabalho de Vigilância em Saúde do Trabalhador, profissionais da rede municipal estão participando do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), no período de 24 a 28 de setembro, na Assembleia Legislativa do Amazonas.

O curso, que também é coordenado pelo Ministério da Saúde, é realizado por meio de parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e do Cerest/Amazonas.

De acordo com o diretor do Cerest/Manaus, o fisioterapeuta Reginaldo Rodrigues, o curso tem uma carga horária de 40 horas e foi organizado com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais que já atuam na saúde do trabalhador, na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

“Também é uma oportunidade de troca de experiências entre os participantes, o que envolve servidores do Cerest estadual e municipal, da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Atenção Básica e de representantes do controle social, qualificando o trabalho relacionado à saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Reginaldo Rodrigues.

Metodologia

A capacitação é executada a partir do Manual Técnico do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Segundo a instrutora Magna Leite, multiplicadora nacional do curso, a capacitação dos profissionais faz parte de um trabalho de Educação Permanente, iniciado em 2014, com o objetivo de subsidiar a formação de profissionais em todo o Brasil. “Os objetivos principais da formação de agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador são produzir, analisar e difundir informações sobre os agravos à saúde decorrentes do trabalho. Os participantes do curso já atuam na área, mas a intenção é ampliar o conhecimento, ampliar o olhar, a respeito desse tema”, explica Magna Leite.

Para a médica do trabalho Luiza Ane Sicsu Carneiro da Cunha, servidora do Cesrest/Manaus, o curso serve como um método de sistematização do conhecimento que os profissionais já utilizam na vigilância em saúde do trabalhador, adaptando para a realidade de cada cidade ou Estado.

“Com a sistematização, é possível ter um método e um caminho a ser seguido. O maior desafio dos profissionais que trabalham nessa área, ainda, é fazer com que haja um maior reconhecimento sobre a importância da saúde do trabalhador, assim como da notificação das doenças e acidentes. Há uma série de doenças relacionadas ao trabalho, que são de notificação compulsória, mas muitas vezes não são reconhecidas como sendo relacionadas ao trabalho. O problema é que, se essas doenças não são notificadas, os serviços de saúde, o Cerest, não têm como intervir ou estabelecer estratégias para a prevenção”, ressalta Luiza Cunha.

Saúde do trabalhador

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus) é ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foi instituído pela portaria do Ministério da Saúde nº 1.679/02, implantado pela portaria SAS/MS nº 653/06 e faz parte da Semsa desde 14 de fevereiro de 2008, integrando a estrutura do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae).

A função do Cerest/Manaus é subsidiar a rede municipal de saúde, observando dos princípios e diretrizes do SUS, na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, garantindo a melhoria da qualidade de vida desse público..


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais