Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Mais de 20 escolas municipais têm Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Compartilhe
Mais de 20 escolas municipais têm Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Saúde – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou nesta quarta-feira, 20, a fase de implantação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) em 21 escolas da rede municipal de ensino.

A programação de encerramento aconteceu na Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, no bairro Jorge Teixeira, com a última de cinco turmas de curso de capacitação de profissionais de três escolas para a implantação das CIPAs. Além da Escola Sônia Barbosa, o curso capacitou funcionários das escolas Aderson Pereira, do bairro Novo Aleixo, e Biólogo Adolpho Ducke, no bairro Cidade de Deus.

A técnica responsável pelo projeto, engenheira de Segurança do Trabalho Ercilia Soares, o Cerest promoveu os cursos com o objetivo de capacitar gestores, professores e outros funcionários para que possam integrar as CIPAs em cada uma das 21 escolas, contribuindo para a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente escolar.

Com duração de 20 horas, o curso abordou temas como “Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na escola e no ambiente doméstico”, “Princípios gerais de higiene do trabalho”, “Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho”, “Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – Aids, e outras DSTs e medidas de prevenção” e “Noções básicas de segurança, combate a incêndio e noções de primeiros socorros”.

O professor Vivêncio Garcia dos Santos, que há sete anos trabalha na Escola Sônia Maria da Silva Barbosa, participou de um dos cursos de capacitação e afirma que o mais importante foi obter informações sobre direitos do trabalhador. “O curso ajudou a melhorar o conhecimento sobre os nossos direitos enquanto trabalhadores. E é importante porque será possível multiplicar essas informações junto aos outros funcionários da escola, esclarecendo questões sobre doenças, além de ajudar na prevenção de acidentes”, afirmou o professor.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais