Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Provável sede da Copa de 2034, Arábia Saudita aposta em série da Netflix para melhorar imagem

Compartilhe
Provável sede da Copa de 2034, Arábia Saudita aposta em série da Netflix para melhorar imagem

Mundo – A Arábia Saudita deve ser anunciada como sede da Copa do Mundo de 2034 nesta quarta-feira (11), após reunião do Conselho da Fifa. Apesar de ainda não ter sido oficializado, o país já é tratado como anfitrião do torneio por ser o único a apresentar candidatura para receber o evento.

A escolha da Arábia Saudita, no entanto, não é vista com bons olhos por diversas partes da sociedade. Em novembro, a Anistia Internacional chegou a publicar um posicionamento contra a escolha, acompanhado de um relatório sobre problemas de direitos humanos no país.

A monarquia absolutista comandada pelo príncipe Mohamed bin Salman já figurou até na lista da ONU (Organização das Nações Unidas) dos cinco países que mais violam os direitos humanos.

O interesse do país em sediar uma Copa do Mundo reforça as desconfianças e os debates sobre o governo saudita estar praticando sportswashing, que nada mais é do que o investimento no esporte para mudar a imagem do país.

Nos últimos dois anos, a Arábia Saudita investiu pesado na Saudi Pro League. Nomes de peso do futebol mundial foram contratados, como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Neymar e N’Golo Kanté, por valores astronômicos, provenientes do próprio governo, para atrair os olhos do público e das empresas para o campeonato nacional.

A nova cartada nesse sentido é a série “Os craques do Campeonato Saudita”, lançada na Netflix no final de novembro, que mostra durante seis episódios a transformação do Saudi Pro League após a chegada dessas grandes estrelas e a paixão dos sauditas pelo futebol. A produção conta com entrevistas exclusivas e acesso aos bastidores dos clubes para atrair os fãs de esporte.

Além do futebol, o governo saudita também tem se esforçado para atrair outros esportes. Em 2024, por exemplo, o país recebeu uma etapa da Fórmula 1 (GP da Arábia Saudita), um torneio de tênis (6 Kings Slam) e um evento de boxe.

 

* Com informações da Lance


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais