Primeira luta, primeiro ouro: atleta amazonense faz história ao vencer campeonato nacional de Muay Thai
Manaus – A amazonense Fernanda Almeida Morais de Oliveira, de 21 anos, começou sua trajetória no Muay Thai com o pé direito. Em sua primeira luta oficial, a atleta da Champions Factory Manaus conquistou, neste sábado (8), o título do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, realizado no Rio de Janeiro.
Com apenas um ano de prática na modalidade, Fernanda superou uma adversária do Rio Grande do Sul na categoria até 57 quilos e garantiu o primeiro lugar no pódio. A conquista teve um sabor especial: foi a estreia da manauara em uma competição fora do estado.
“Foi uma luta muito dura. Minha primeira luta oficial em uma viagem fora do estado do Amazonas. Estou há pouco mais de um ano no esporte e com muita superação, esta é a palavra, consegui focar no que o mestre Rodrigo me orientou, e derrotei a campeã gaúcha”, contou Fernanda, que também cursa o 7º período de Medicina em uma universidade do Amazonas.
Veja vídeos:
Preparação e disciplina
A vitória foi resultado de meses de dedicação. Desde agosto, Fernanda intensificou os treinos e ajustou a alimentação para chegar em sua melhor forma à competição.
“Fiz um treino específico para este campeonato com o Mestre Savareda. Foquei muito nos treinamentos, na dieta, sob a orientação da nutricionista Carla Mariana. O resultado, graças a Deus, veio com a medalha de ouro para o Amazonas”, relatou a atleta.
Novo talento do Muay Thai amazonense
O desempenho da jovem impressionou o mestre Rodrigo Savareda, responsável pelos treinos da equipe. Com mais de duas décadas de experiência na arte marcial, ele vê em Fernanda um nome promissor para o esporte no estado.
“Na primeira luta, ela já desbancou uma campeã. Ela é diferenciada, fria. Parecia que já tinha várias lutas (na carreira). Fala pouco e treina muito. Sem dúvida, tem um futuro muito grande no esporte”, afirmou o treinador.
De acordo com Savareda, a Champions Factory Manaus acumula 15 títulos brasileiros ao longo de sua trajetória. Nesta edição, o desempenho da equipe se destacou novamente: dos seis atletas amazonenses que competiram no Rio, cinco conquistaram o título, e dois garantiram vaga para o Mundial de Muay Thai, que será realizado na Tailândia, em março de 2026.
Além de Fernanda Morais, também foram campeões Kamila Pantoja, Vinicius Vieiralves, Paulo Neves (classificado para a Tailândia) e Gabriel Perez (classificado para a Tailândia).
Tradição e força da “arte das oito armas”
O Muay Thai, conhecido como “a arte das oito armas”, é uma prática tradicional da Tailândia que utiliza punhos, cotovelos, joelhos e canelas nos golpes. Com mais de 700 anos de história, a arte marcial nasceu como técnica militar e se transformou em um esporte de destaque internacional, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em 2016.
Hoje, o Muay Thai é praticado mundialmente por atletas e entusiastas em busca de condicionamento físico, disciplina e autoconfiança.



