Pela 4ª vez em 60 anos, Brasil vence Chile com mais de um gol marcado por jogadores do Botafogo
Brasil – Os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique foram os grandes responsáveis pela emocionante vitória de virada do Brasil sobre o Chile, por 2 a 1, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, ontem no Estádio Nacional de Santiago.
Além de devolverem o protagonismo ao Botafogo na Seleção Brasileira, os dois jogadores alvinegros repetiram uma coincidência histórica: a presença decisiva de atletas do clube carioca em vitórias sobre o Chile, no mesmo estádio, com mais de um gol marcado por botafoguenses.
Esse feito, que remonta à década de 1960, foi repetido pela quarta vez na história do confronto entre as duas seleções. A série começou em um amistoso em 1961, quando o Brasil venceu por 2 a 1, com gols de Garrincha e Didi. No ano seguinte, em uma partida histórica pela semifinal da Copa do Mundo de 1962, também disputada no Chile, o Brasil avançou para conquistar o bicampeonato mundial ao derrotar os donos da casa por 4 a 2, com dois gols de Garrincha.
A terceira vez ocorreu em 1970, em outro amistoso, quando o Brasil goleou o Chile por 5 a 1, com Roberto Miranda, Jairzinho (duas vezes) e Paulo César Caju marcando os gols. Desde então, não havia outro jogo com esse padrão de protagonismo alvinegro em território chileno até a noite de ontem.
Agora, em 2024, Igor Jesus e Luiz Henrique entraram para essa seleta lista, ao garantirem a vitória do Brasil, mais uma vez em Santiago. O resultado não só mantém a Seleção em boa posição nas Eliminatórias, como reafirma a importância do Botafogo na história do futebol brasileiro, principalmente em momentos decisivos contra o Chile.
Relembre as partidas marcadas por jogadores do Botafogo em vitórias do Brasil contra o Chile no Estádio Nacional de Santiago:
– 1961 (Amistoso): Chile 1 x 2 Brasil – Gols de Garrincha e Didi
– 1962 (Copa do Mundo – Semifinal): Chile 2 x 4 Brasil – Dois gols de Garrincha
– 1970 (Amistoso): Chile 1 x 5 Brasil – Gols de Roberto Miranda, Jairzinho (2) e Paulo César Caju
– 2024 (Eliminatórias): Chile 1 x 2 Brasil – Gols de Igor Jesus e Luiz Henrique
Esses encontros reforçam a simbólica ligação entre o clube de General Severiano e grandes feitos da Seleção Brasileira em jogos contra o Chile.