Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Fifa oficializa datas da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil

Compartilhe
Fifa oficializa datas da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil

Brasil – A Fifa anunciou as datas da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil. A competição ocorrerá de 24 de junho (quinta-feira) a 25 de julho (domingo). A decisão foi anunciada depois do conselho técnico da entidade realizado nesta terça-feira, em Zurique, na Suíça. O presidente Gianni Infantino celebrou a realização do Mundial e garantiu que a competição será um marco não somente para a América do Sul, mas também para o Brasil.

– A Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027 – e por todos os jogos que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027. Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, levando o futebol feminino para o próximo nível em termos de participação e popularidade – afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.

A definição das cidades sedes ainda não ocorreu por parte da Fifa. Em outubro, representantes da entidade fizeram uma rodada de inspeção nas candidatas a sediar jogos no Brasil. Uma equipe técnica esteve em 12 cidades para avaliar estádios, mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram os locais inspecionados. O anúncio, no entanto, ocorrerá somente no começo de 2025. A Fifa planeja ter de 8 a 10 cidades com partidas do Mundial em 2027. O objetivo é fazer um torneio mais conciso e sem o número de sedes como a Copa do Mundo masculina de 2014, que teve 12.

A Fifa ainda revelou a forma de classifcação à disputa , que contará com 32 seleções. O Brasil não precisará buscar a vaga por ser sede e estar automaticamente classificado. No total, a Conmebol terá três lugares já que um deles, o quarto, ficou com a seleção brasileira. A Uefa contará com 11 vagas para as seleções europeias. A Concacaf terá quatro vagas diretas assim como a Confederação Africana de Futebol (CAF). A Confederação de Futebol da Oceania (OFC) terá uma vaga enquanto que a Confederação Asiática de Futebol (AFC), seis.

Outras três posições serão definidas por meio de um torneio playoff com 10 equipes. A primeira fase dessa disputa ocorrerá em novembro/dezembro de 2026 em um local centralizado com seis equipes classificadas com base no último Ranking Mundial Feminino da FIFA antes do sorteio do play-off. As duas melhores equipes se classificarão para a fase final desse play-off, que ocorrerá em fevereiro de 2027, em que esses dois times terão como rivais duas equipes da Concacaf, uma da CONMEBOL e uma da UEFA.

As seis equipes serão sorteadas em três cruzamentos com uma partida eliminatória direta para determinar as três equipes classificadas para a Copa do Mundo Feminina. Equipes da mesma confederação não poderão ser sorteadas no mesmo pote.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais