É noite de Libertadores: Flamengo e Racing se enfrentam por vaga na final nesta quarta-feira (22)
Brasil – O Flamengo volta a viver o clima de Libertadores nesta quarta-feira (22). Depois da vitória convincente sobre o Palmeiras no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro recebe o Racing, da Argentina, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), pela partida de ida da semifinal da CONMEBOL Libertadores.
Com o sonho do tetracampeonato da América mais vivo do que nunca, o time comandado por Filipe Luís sabe da importância de construir uma vantagem sólida em casa antes do duelo de volta, que será disputado no Cilindro de Avellaneda, tradicional estádio do clube argentino.
Caminhos até a semifinal
O Flamengo chega entre os quatro melhores da competição após eliminar Internacional e Estudiantes no mata-mata, tendo se classificado em segundo lugar na fase de grupos. Já o Racing vem embalado: terminou em primeiro em um grupo que tinha o Botafogo, campeão brasileiro de 2024, e superou Peñarol e Vélez Sarsfield nas fases eliminatórias.
Sem vantagem do gol fora de casa — que não vale mais na competição —, o Racing aposta em um bom resultado no Rio para tentar decidir em vantagem na Argentina.
Escalações e desfalques
O Flamengo terá dois desfalques importantes. O zagueiro Léo Ortiz, lesionado contra o Palmeiras no último domingo (19), está fora da partida e será substituído por Danilo. Everton Cebolinha também desfalca o time. Em compensação, o volante Pulgar, recuperado de lesão, volta a ficar à disposição.
A provável escalação rubro-negra é:
Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Saúl (Pulgar) e Arrascaeta; Luiz Araújo (Gonzalo Plata), Pedro e Samuel Lino.
No lado argentino, o técnico Gustavo Costas lida com uma série de problemas. Estão fora Franco Pardo e Elias Torres, ambos lesionados. Gabriel Rojas, Alan Forneris e o goleiro titular Gabriel Arias são dúvidas.
O provável Racing tem:
Cambeses (Gabriel Arias); Mura, Colombo, Marcos Rojo e Gabriel Rojas; Santiago Sosa, Nardoni (Zuculini) e Almendra; Solari, Adrián Martínez e Conechny (Zaracho).
A partida será apitada pelo venezuelano Jesús Valenzuela, auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno (VEN). O VAR ficará sob responsabilidade de Carlos Orbe (Equador).
Flamengo x Racing terá transmissão ao vivo da Globo, na TV aberta, e também pelo Paramount+, via streaming.