Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Copa do Mundo Feminina 2027: Fifa lança marca oficial do torneio em Copacabana

Compartilhe
Copa do Mundo Feminina 2027: Fifa lança marca oficial do torneio em Copacabana

Brasil – A Fifa lançou oficialmente, neste domingo (26), a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil. O pontapé inicial do torneio ocorreu com uma série de eventos em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, marcando a apresentação da marca, do slogan e da identidade visual da competição.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, do presidente da CBF, Samir Xaud, dos técnicos da Seleção Brasileira feminina e masculina, Arthur Elias e Carlo Ancelotti, além do ministro do Esporte, André Fufuca, dirigentes e convidados. O troféu do Mundial feminino foi levado ao palco pela ex-jogadora espanhola Claudia Zornova, campeã em 2023.

Grupos de dança e capoeira apresentaram as oito cidades-sede, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza, reforçando a proposta de identidade brasileira do evento. Também foram revelados o emblema oficial, o lema “Go Epic” (“Vai ser épico”, em tradução livre) e a identidade sonora do torneio, que mescla ritmos nacionais com destaque para a percussão de herança africana.

Criada por uma agência brasileira, a marca do Mundial de 2027 foi inspirada na bandeira do Brasil e construída a partir da fusão das letras W (women e world) e M (mulheres e mundo), formando um losango. Assim como ocorreu na Copa masculina de 2014, a Fifa manteve a grafia de Brasil com “s” na apresentação oficial.

Em discurso em português, Infantino deu as boas-vindas ao Mundial, que será disputado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, e destacou o caráter histórico do torneio. Segundo ele, será o primeiro Mundial feminino realizado no Brasil e na América do Sul.

“No próximo ano, vamos unir o mundo inteiro aqui no Brasil, em uma festa inesquecível, que será o melhor Mundial feminino da história da Fifa”, afirmou o dirigente.

O evento reuniu nomes históricos do futebol feminino brasileiro, como Formiga, Cristiane, Aline Pellegrino, Pretinha, Roseli e Alline Calandrini. Cristiane ressaltou o impacto do torneio para o desenvolvimento da modalidade no país e o legado que pode ser deixado para as próximas gerações. À tarde, ela e outras ex-jogadoras participaram de um jogo festivo no Posto 4 de Copacabana.

Maior artilheira da história das Copas do Mundo e eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, Marta não esteve presente fisicamente, mas enviou uma mensagem em vídeo direto dos Estados Unidos. No recado, destacou o amor do Brasil pelo futebol e afirmou que o torneio vai inspirar novas histórias e talentos.

Ídolos do futebol masculino, como Cafu e Ronaldo Fenômeno, também participaram do lançamento e falaram sobre a importância do Mundial feminino no país. Cafu ressaltou que a competição pode servir de palco para debates urgentes, como o combate ao feminicídio.

Durante o evento, Infantino ainda mencionou a Copa do Mundo masculina de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, e defendeu a união entre os povos em um momento de tensões internacionais.

“Vai ser o Mundial maior da história. O mundo necessita de união e alegria”, disse.

Outros campeões e pioneiros do futebol brasileiro foram homenageados, entre eles Pepe, campeão em 1958, Mengalvio, bicampeão mundial pelo Santos, Jairzinho, de 1970, Bebeto, de 1994, e Cafu e Ronaldo, campeões em 2002.

Pela manhã, torcedores participaram de atividades no calçadão do Posto 6, onde painéis das oito cidades-sede foram pintados por fãs, marcando o início simbólico da caminhada rumo ao Mundial feminino de 2027 no Brasil.


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais