Com o calor extremo em pauta, Brasil pode ser beneficiado com jogos noturnos
Brasil – Enquanto algumas equipes devem atuar no meio do dia, período em que o verão norte-americano costuma registrar calor mais intenso, o Brasil fará a estreia em um horário mais favorável. A primeira partida está marcada para 19h (horário de Brasília), 18h no horário local. Na sequência, a equipe volta a campo às 22h (21h nos EUA) e depois novamente às 19h (18h nos EUA).
Com a previsão de temperaturas elevadas no período do torneio e o debate crescente sobre os efeitos das mudanças climáticas no esporte, atuar em faixas de temperatura potencialmente mais amenas pode reduzir o desgaste físico, ajudar na recuperação e minimizar impactos no desempenho ao longo dos 90 minutos. A expectativa é que o tema do calor extremo siga sendo acompanhado de perto durante a competição.
Neste contexto, a Fifa anunciou que as partidas do Mundial terão duas pausas obrigatórias para hidratação. A medida, segundo o que foi divulgado, foi adotada após o Mundial de Clubes, disputado também no verão dos Estados Unidos, quando houve necessidade de paralisações por alertas climáticos.
Outro elemento mencionado como possível fator positivo para o Brasil é o local da estreia: o MetLife Stadium, em Nova Jersey, onde há uma das maiores comunidades brasileiras do país, o que pode criar um ambiente de “território amigo”.
Primeiros jogos do Brasil:
13 de junho: Brasil x Marrocos, em Nova Jersey, 19h (Brasília)
19 de junho: Brasil x Haiti, na Filadélfia, 22h (Brasília)
24 de junho: Brasil x Escócia, em Miami, 19h (Brasília)


