Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

CBF lança plano de Fair Play Financeiro com 28 clubes brasileiros confirmados

Compartilhe
CBF lança plano de Fair Play Financeiro com 28 clubes brasileiros confirmados

Mundo – A CBF anunciou nesta terça-feira (17) o plano para a elaboração do Fair Play Financeiro, com participação de clubes e federações. A medida visa estabelecer melhores práticas de governança às agremiações que constituem o futebol brasileiro.

28 clubes e 8 federações integrarão o Grupo de Trabalho, junto com a CBF, e se reunirão após a disputa do Mundial de Clubes. 90 dias após o encontro, a proposta final do Regulamento do Sistema de Sutentabilidade Financeira (SSF), sob coordenação do vice-presidente Ricardo Gluck Paul, será entregue.

Dos 28 clubes que já confirmaram participação no projeto, 16 são da Série A (Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport e Vasco) e outros 12 da Série B (América-MG, Athletico-PR, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Ferroviária, Goiás, Grêmio Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda). As federações estaduais de Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe também estarão envolvidas.

“Nossa gestão será marcada por enfrentar com seriedade os problemas estruturais do nosso futebol. E, para isso, é fundamental criar um ambiente mais equilibrado e responsável financeiramente. Esse engajamento mostra que estamos no caminho certo: construindo juntos um futebol mais sólido e sustentável”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.

A iniciativa da CBF visa conscientizar os clubes brasileiros em relação aos seus gastos, mudando a cultura do futebol praticado no país, uma vez que casos de times endividados têm sido muito comuns desde que o esporte se tornou um verdadeiro negócio.

Na Europa, por exemplo, clubes que gastam mais do que arrecadam são punidos pelas entidades que regulam o futebol local e podem, inclusive, serem proibidos de contratar jogadores.

“Nos próximos dias, vamos concluir a composição do grupo com base nas manifestações recebidas, sempre buscando pluralidade e equilíbrio regional. A participação de todos será essencial para que possamos construir, com legitimidade e excelência técnica, um regulamento que fortaleça o nosso esporte. O futebol brasileiro precisa urgentemente de responsabilidade financeira. Não temos mais tempo a perder”, completou o vice-presidente da CBF e responsável por coordenar o grupo de trabalho, Ricardo Gluck Paul.

Com informações do Estadão. 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais