CBF confirma tecnologia de impedimento semiautomático na Série A para 2026
Brasil – O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a tecnologia do impedimento semiautomático será utilizada pela 1ª vez na Série A do Brasileirão de 2026. A medida, que já havia sido prometida pela entidade aos clubes, foi confirmada nesta segunda-feira (10).
Veja detalhes:
O dirigente confirmou a novidade durante um evento envolvendo árbitros. O GT (Grupo de Trabalho) reuniu representantes de clubes, federações e especialistas na área.
A estreia da Série A, marcada para a última semana de janeiro, já contará com a tecnologia – o semiautomático já é adotado em diferentes ligas e envolve tanto clubes quanto seleções.
A ideia é agilizar as decisões de lances “apertados” e evitar polêmica na hora de traçar as linhas. No Brasil, os árbitros do VAR são os responsáveis pela montagem.
“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos nesta segunda-feira (10) já é um dos mais modernos do mundo, mas queremos mais”, disse. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado Samir Xaud
A CBF usará a Genius Sports para implantar o sistema. A empresa já presta serviços a diferentes federações nacionais, incluindo Argentina e Inglaterra – a Fifa também tem parceria com a companhia.


