Brasil sofre virada e perde do Japão pela primeira vez na história
Mundo – A Seleção Brasileira sofreu uma derrota inédita para o Japão nesta terça-feira (14), ao perder por 3 a 2 de virada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Apesar de abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o Brasil não conseguiu segurar a vantagem e viu os japoneses virarem a partida na etapa final.
Os gols brasileiros foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, enquanto Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda garantiram a vitória do Japão. Essa foi a primeira derrota da história do Brasil para os nipônicos em confrontos oficiais ou amistosos.
Com o revés, o time comandado por Carlo Ancelotti segue sem alcançar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024, quando ainda era dirigido por Dorival Júnior. Desde que assumiu a equipe, em junho deste ano, o técnico italiano soma 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, um aproveitamento de 55,5%.
Virada inesperada
Ancelotti promoveu mudanças em relação ao time que goleou a Coreia do Sul na última sexta-feira (10). O Brasil iniciou com: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.
O Japão começou pressionando, mas foi o Brasil quem abriu o placar aos 26 minutos. Após boa troca de passes entre Paquetá e Bruno Guimarães, Paulo Henrique recebeu em profundidade e finalizou com categoria para marcar.
Pouco depois, aos 32 minutos, Martinelli ampliou o placar ao aproveitar lançamento preciso de Paquetá e bater cruzado.
No segundo tempo, porém, a história mudou. Aos 7 minutos, Minamino aproveitou falha de Fabrício Bruno para diminuir. O zagueiro voltou a ser infeliz ao desviar para o próprio gol e empatar a partida.
A virada veio aos 26 minutos, quando Ueda subiu mais que a defesa brasileira e cabeceou firme. O goleiro Hugo Souza ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o terceiro gol japonês.
Próximos compromissos
Essa foi a primeira vez que o Brasil sofreu três gols sob o comando de Ancelotti. A Seleção volta a campo em novembro, em dois amistosos contra seleções africanas na Europa, que serão os últimos compromissos de 2025. Os adversários ainda serão confirmados pela CBF.


