Amazonas FC e Nacional decidem o título do primeiro turno do Barezão neste domingo (8)
Amazonas – Amazonas FC e Nacional entram em campo neste domingo (8) para decidir o título do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2026. A final é disputada em jogo único, na Arena da Amazônia. Em caso de empate no tempo regulamentar, o campeão será definido nas cobranças de pênaltis.
A decisão coloca frente a frente as duas melhores campanhas do primeiro turno do Barezão. Invictos, Amazonas e Nacional terminaram a fase de grupos na liderança de suas respectivas chaves. Na semifinal, a Onça-pintada venceu o Itacoatiara por 2 a 0, enquanto o Leão da Vila Municipal superou o Princesa do Solimões por 1 a 0.
No retrospecto do confronto, o Amazonas leva vantagem. Em 11 partidas disputadas entre as equipes, são quatro vitórias da Onça-pintada, duas do Nacional e cinco empates. O último encontro terminou em igualdade por 1 a 1, ainda pela fase de grupos do primeiro turno. Já na final geral da temporada passada, o Amazonas conquistou o título ao vencer o Nacional por 2 a 1.
Para a decisão, o técnico Márcio Fernandes terá força máxima à disposição. Apesar de alguns jogadores terem deixado o último jogo com queixas físicas, todos foram liberados pelo departamento médico, e a tendência é a repetição da equipe que venceu o Itacoatiara na semifinal.
A provável escalação do Amazonas tem: Renan; Yuri, Rafael Furlan, Léo Coelho e Marcondes; Gabriel Domingos, Varão, Fabinho e Rafael Tavares; Marcelo Cirino e Ronaldo.
Do lado do Nacional, o técnico Gerson Gusmão terá desfalques importantes. O lateral Miliano e os meias Mardley e Kaio Wilker estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Caio Callyman deve assumir a lateral, enquanto Adenilson e Ícaro aparecem como opções mais prováveis no meio-campo. O atacante Hernane Brocador, que deixou o último jogo com dores, é dúvida para a final.
A provável escalação do Nacional é: Caio Alan; Michel, Thiago Lopes, Barbieri e Caio Callyman; Adenilson (Rodrigo), Silas e Ícaro; Renanzinho (Stéfano), Rafa Marcos e Hernane Brocador (Vitinho).
A partida terá arbitragem de Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, com assistência de Uesclei Regison Pereira dos Santos e Whendell Saraiva da Silva. Halbert Luis Moraes Bahia será o quarto árbitro. O VAR ficará sob responsabilidade de Ivan da Silva Guimarães Junior.
A final do primeiro turno terá transmissão da N Sports, com acompanhamento em tempo real pelo portal ge.


