Oscar 2026: Brasil chega forte na disputa e busca a segunda estatueta com “O Agente Secreto”
Mundo – A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulga, nesta quinta-feira (22), os indicados à 98ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema mundial. Em 2026, o Brasil chega forte na disputa e busca a segunda estatueta com “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que aparece como aposta para a categoria de ‘Melhor Filme Internacional’ e também é cotado em outras disputas, como ‘Melhor Ator’, para Wagner Moura (Praia do Futuro), além da inédita categoria de ‘Melhor Direção de Elenco’.
Outro título brasileiro que pode entrar na corrida é “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa (Democracia em Vertigem), pré-indicado a ‘Melhor Documentário’. A mesma categoria inclui ainda “Yanuni”, produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim).
Também figuram entre os possíveis indicados o curta “Amarela”, do diretor e roteirista André Hayato Saito, pré-selecionado para ‘Melhor Curta-Metragem’, e o fotógrafo brasileiro Adolpho Veloso, responsável pela cinematografia de “Sonhos de Trem”, apontado como forte concorrente em ‘Melhor Fotografia’.
O anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2026 ocorre nesta quinta (22), a partir das 10h30, no horário de Brasília, contemplando as seguintes categorias:
Melhor Filme
Melhor Ator
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Direção
Melhor Roteiro Original
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Filme Internacional
Melhor Documentário
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Melhor Curta-Metragem
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Canção Original
Melhor Direção de Elenco
Melhor Fotografia
Melhor Design de Produção
Melhor Edição
Melhor Som
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Figurino
Melhor Maquiagem e Cabelo


