Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Homem com tatuagem ‘não ressuscite’ chega inconsciente a hospital e deixa médicos em dúvida

Compartilhe
Homem com tatuagem ‘não ressuscite’ chega inconsciente a hospital e deixa médicos em dúvida
Médicos de um hospital em Miami, nos Estados Unidos, passaram por um conflito ético após a entrada de um paciente inconsciente. Um homem de 70 anos, diabético e com histórico de doenças no coração e no pulmão, chegou ao hospital com uma tatuagem no peito que dizia “não ressuscite”. Após uma avaliação, um conselho de ética recomendou que o “pedido” registrado na pele do paciente fosse acatado, e ele morreu.
Os médicos ficaram em dúvida sobre acatar ou não o que parecia ser um desejo do homem ou salvar uma vida, principal juramento da profissão.
Os médicos do Jackson Memorial Hospital decidiram, inicialmente, não escolher o caminho irreversível – a morte – diante da incerteza do que deveriam fazer. O homem foi tratado com antibióticos, recebeu fluido por via intravenosa para ressuscitação e foi mantido respirando.
“Tínhamos um homem com quem eu não conseguia falar”, disse Holt. “Queria conversar com ele para saber se a tatuagem realmente refletia seus desejos para o final da vida”.
Depois de avaliar a história, os consultores de ética sugeriram aos médicos que o pedido da tatuagem fosse acatado. Um documento foi estruturado com as informações para o Departamento de Saúde da Flórida. Na mesma noite, o estado de saúde do paciente piorou e ele morreu sem interferência dos médicos.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais