Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Festival do Beiradão do Amazonas encerra hoje com shows gratuitos no Largo de São Sebastião; confira as atrações

Compartilhe

Amazonas – Após quatro dias de intensa programação cultural, o Festival do Beiradão do Amazonas chega ao fim nesta sexta-feira (22), com uma grande festa de encerramento gratuita, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.

A partir das 17h, o público poderá conferir apresentações de nomes consagrados da música regional, como Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Alaídenegão, Hadail Mesquita, Orquestra de Beiradão do Amazonas e o DJ Surubim.

Realizado entre os dias 19 e 22 de agosto, o festival promoveu uma série de shows, oficinas, rodas de conversa e exibição de documentários, valorizando o beiradão como uma das principais expressões culturais do Amazonas.

O evento também teve como foco a economia criativa, ações formativas e a patrimonialização do gênero musical como política pública cultural.

“O Festival do Beiradão propõe entretenimento, alegria, essa festa do interior para a capital. Mas, mais do que isso, propõe também política pública.

O principal pilar do festival é a patrimonialização do beiradão”, afirma o produtor cultural Paulo Moura, um dos idealizadores do projeto.

Patrimônio imaterial e formação cultural

Entre os destaques da programação esteve a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, realizada na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A oficina reuniu pesquisadores, músicos e representantes do Iphan para a elaboração de um documento preliminar de patrimonialização do gênero, que será debatido com a comunidade e especialistas.

O músico e compositor Hadail Mesquita, o maestro Everaldo Barbosa, a superintendente do Iphan Beatriz Calheiro e a pesquisadora Roberta Valin participaram da condução das atividades formativas, que buscam garantir reconhecimento e proteção institucional ao beiradão.

Reconhecimento oficial

O beiradão foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Amazonas em 2023, por meio da Lei Estadual nº 6.448, e tem seu próprio dia comemorativo: 3 de outubro, instituído pela Lei nº 6.797, sancionada em março de 2024. As propostas foram apresentadas pelo deputado estadual Sinésio Campos, que também promoveu uma sessão especial na Assembleia Legislativa para celebrar os avanços da cultura beiradeira como política pública.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais