Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo
Brasil – Morreu nesta segunda-feira (22/12), em Gramado (RS), a ex-modelo Ieda Maria Vargas, aos 80 anos. A família confirmou o falecimento, mas a causa da morte não foi divulgada. Ela entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a vencer o concurso Miss Universo, na década de 1960.
Nascida em 31 de dezembro de 1944, Ieda completaria 81 anos na próxima semana. Ao longo da vida, enfrentou um acidente vascular cerebral aos 55 anos, do qual conseguiu se recuperar. Viúva desde 2009, passou a residir em Gramado, onde vivia de forma discreta.
Gaúcha, Ieda conquistou os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963, aos 18 anos, em um concurso realizado em Miami Beach, nos Estados Unidos. Ícone da beleza nacional, ela costumava destacar a serenidade como um dos fatores que a ajudaram na vitória e refletia sobre as diferenças entre os concursos de sua época e os atuais.
A trajetória nos concursos começou em 1962, quando foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Depois vieram os títulos de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil. Após passar a coroa em 1964, viveu um período no exterior, casou-se, teve dois filhos e retornou ao Brasil, onde manteve uma vida reservada, longe dos holofotes.


