Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Lula decreta luto de três dias pela morte do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo

Compartilhe
Lula decreta luto de três dias pela morte do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, neste sábado (30/8), luto oficial de três dias em todo o país pela morte do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, que faleceu na madrugada deste sábado, em Porto Alegre, aos 88 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia.

Mais cedo, pelas redes sociais, Lula prestou homenagem ao escritor, ressaltando sua importância cultural e política.
— “Sua descrição bem-humorada da sociedade ganhou espaço nas livrarias e na TV, com a Comédia da Vida Privada. E, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo; e defender a democracia”, escreveu o presidente.

Últimos dias e despedida

Internado desde 11 de agosto na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Verissimo não resistiu às complicações da doença. O corpo do escritor começou a ser velado neste sábado, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde familiares, amigos, autoridades e admiradores se reúnem para a despedida.

O velório público se estende até as 16h45, seguido de uma cerimônia restrita para familiares e pessoas próximas. O sepultamento está previsto ainda para este sábado.

A morte de Verissimo gerou comoção em todo o país. Autoridades políticas e culturais prestaram solidariedade à família. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador gaúcho, Eduardo Leite, estiveram presentes no velório e abraçaram a viúva, Lúcia Helena Massa.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) também se manifestou em nota oficial:
— “A Academia Brasileira de Letras expressa sua solidariedade à esposa, Lúcia, aos filhos, Fernanda, Mariana e Pedro, aos netos, amigos e leitores. Verissimo nos ensinou a imaginar uma vida mais leve.”

Filho do também escritor Erico Verissimo e de Mafalda Halfen Volpe Verissimo, Luis Fernando construiu uma das mais sólidas trajetórias da literatura brasileira contemporânea. Ao longo da carreira, publicou mais de 60 obras, entre crônicas, contos e romances. Entre seus livros mais conhecidos estão “As Mentiras que os Homens Contam”, “O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida”, “A Grande Mulher Nua” e a série policial “Ed Mort”.

Reconhecido pelo humor refinado e pela crítica social afiada, Verissimo conquistou gerações de leitores e se tornou um dos principais cronistas do país. Declarado torcedor do Internacional, também era conhecido pelo carinho com o clube gaúcho, que emitiu nota de pesar.

Luis Fernando Verissimo deixa a esposa, Lúcia, os três filhos e netos, além de um legado literário que permanece vivo na memória e no coração dos brasileiros.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais