JK Rowling diz que é contra demissão de Papa Essiedu para interpretar Snape na nova série de Harry Potter
Mundo – A polêmica envolvendo J.K. Rowling e suas visões sobre questões transgênero ganhou um novo capítulo, mas, desta vez, a autora parece tentar apaziguar os ânimos. Papa Essiedu, escalado para interpretar Severo Snape na nova série de Harry Potter, foi um dos signatários de uma carta pró-pessoas trans, publicada na última semana, que contraria posicionamentos públicos de Rowling. Apesar disso, a criadora do universo mágico afirmou que não apoia a demissão do ator.
A carta, assinada por artistas, diretores e profissionais da indústria de cinema e televisão do Reino Unido, expressa solidariedade às comunidades trans, não-binárias e intersexo, em resposta a uma decisão da Suprema Corte britânica, de 17 de abril de 2025. A decisão redefine o termo “mulher” no país, limitando-o a mulheres cisgênero (que nasceram biologicamente mulheres), o que exclui pessoas trans de espaços exclusivos para mulheres. A medida, que recebeu apoio financeiro de mais de £ 70 mil de Rowling, gerou intensos debates e motivou a carta, que pede mais respeito e inclusão para a comunidade trans.
Em sua conta no X, Rowling publicou um longo texto comentando a carta, sem citar Essiedu diretamente. “Alguns argumentam que os signatários desse tipo de carta são motivados pelo medo: medo por suas carreiras, é claro, mas também medo de seus correligionários, que incluem homens raivosos e narcisistas que ameaçam e às vezes praticam violência contra descrentes; colegas traidores sempre prontos para denunciar pensamentos errados”, escreveu a autora, em tom crítico.
A tensão escalou quando uma publicação no X sugeriu que Essiedu poderia ser demitido da série de Harry Potter por conta de sua posição, já que Rowling é produtora-executiva do projeto. Em resposta, a autora foi categórica: “Não tenho o poder de demitir um ator da série e não o exerceria se tivesse. Não acredito em tirar o emprego ou o sustento das pessoas porque elas têm crenças legalmente protegidas que diferem das minhas”. A declaração surpreendeu muitos, dado o histórico de Rowling em embates públicos com defensores da causa trans.
A carta e seu impacto na indústria
A carta assinada por Essiedu e mais de 2.000 profissionais da indústria, incluindo executivos de empresas como New Pictures, Sister Pictures e BBC, apela a entidades como BAFTA, BFI e Channel 4 para que protejam pessoas trans em sets de filmagem, cinemas e outras áreas do setor. O texto destaca o impacto da decisão da Suprema Corte, que, junto às diretrizes da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos, pode excluir pessoas trans de espaços segregados por sexo, afetando desde a produção até a exibição de filmes.
“Nós, profissionais de cinema e televisão abaixo assinados, nos solidarizamos com as comunidades trans, não-binárias e intersexo que foram impactadas pela decisão da Suprema Corte de 17 de abril”, diz a carta. “O cinema e a televisão são ferramentas poderosas para a empatia e a educação, e acreditamos apaixonadamente na capacidade da tela de mudar corações e mentes. Esta é a nossa oportunidade de estar do lado certo da história”, completa o texto, que também convoca a indústria a se unir em prol da inclusão.
O futuro de Essiedu como Snape
A nova série de Harry Potter, ainda em desenvolvimento, tem gerado grande expectativa entre os fãs, especialmente pela escolha de Papa Essiedu para o icônico papel de Snape, anteriormente interpretado por Alan Rickman. A escalação do ator, conhecido por papéis em I May Destroy You e The Lazarus Project, já havia sido celebrada por sua versatilidade e talento. Agora, com a garantia pública de Rowling de que sua participação não está ameaçada, Essiedu parece consolidado no projeto.
Enquanto isso, a controvérsia em torno de Rowling e suas opiniões continua a dividir opiniões. A autora, que já foi alvo de críticas de atores como Daniel Radcliffe e Emma Watson por suas postagens no X, mantém sua postura firme, mas a decisão de apoiar a permanência de Essiedu pode indicar uma tentativa de evitar novos conflitos em torno da série.
Will members of the Scottish parliament who posed happily in front of ‘Decapitate TERFs’ signs feel any differently now it’s parliamentarians trans activists are saying should be beheaded? pic.twitter.com/y7KSwnEiGb
— J.K. Rowling (@jk_rowling) May 9, 2025


