Da internet ao tribunal: Virgínia Fonseca processa rede social após polêmica com Vini Jr.
Brasil – Apesar de ter feito da internet sua maior vitrine de fama e fortuna, Virginia Fonseca agora enfrenta nela um de seus maiores problemas: o uso de imagens falsas criadas por inteligência artificial. A influenciadora e apresentadora do SBT entrou com uma ação judicial contra o Facebook, controladora do Instagram, no início de setembro.
Segundo apuração, Virginia destacou seis perfis no Instagram que se passam por fã-clubes, mas que na prática estariam publicando conteúdos enganosos. Entre eles, imagens produzidas por IA que sugerem um suposto affair com o jogador Vini Jr. Nos documentos, a influenciadora anexou duas montagens como exemplo — mas afirma que há uma variedade maior circulando na plataforma.
Além das fotos pessoais adulteradas, Virginia denunciou que sua imagem também tem sido usada em falsas campanhas publicitárias de cassinos online e casas de aposta. Essas práticas, de acordo com a influenciadora, confundem seguidores e dão aparência de legitimidade a páginas falsas, abrindo espaço para golpes.
A apresentadora reforçou que os prejuízos não atingem apenas sua reputação, mas também configuram fonte ilícita de lucro para terceiros, uma violação direta de seus direitos de imagem.
O que Virginia pede à Justiça
No processo, Virginia solicitou que o Facebook remova definitivamente os perfis irregulares. Diferente de outros famosos, no entanto, ela não pediu a identificação dos responsáveis nem indenização financeira. O objetivo, segundo a ação, é apenas cessar as publicações enganosas.
Como diz a própria música de Projota que inspira a influenciadora: hoje ela só quer paz.